EXERCÍCIOS PREPARATÓRIOS PARA O USO DO HIPERBOLOIDE
- Mauricio Boaretto
- 13 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
Antes de começar a realização dos exercícios com o hiperboloide, é sugerido que se faça os movimentos introdutórios A, B e C.
A – Relaxamento introdutório, de flexão e extensão:
Para relaxar a musculatura extensora e flexora da cabeça realize um movimento de flexão ao redor de 20º, depois retorne lentamente, em seguida faça uma discreta extensão, igualmente lenta de 3 a 6 vezes cada, até notar o relaxamento da musculatura, em particular, do esternocleidomastóideo.

B - Movimento contra a resistência da musculatura inframandibular (acionando a musculatura supra e infra-hióidea): Para reposicionar o osso hioide permitindo reequilibrar a posição da cabeça em relação à coluna cervical. A mandíbula fica em posição de repouso, o dorso anterior da língua na região do palato duro na altura da papila incisiva e efetua-se o fechamento bilabial com a finalidade de reduzir a pressão interna – articular. Em seguida com a mão fechada colocada sob o mento opõe-se resistência a flexão e exercita-se uma rotação para anterior do crânio contra a resistência, por 8 segundos. A resistência é isométrica.

C- Contra resistência da lateralidade da musculatura mandibular: Movimenta-se a mandíbula em sentido lateroprotrusivo e com o punho oferecendo resistência ao movimento. Existindo desvio da linha mediana dentaria inferior, executa-se o exercício por 12 segundos no lado oposto a tal desvio e por 6 segundos no lado do desvio. Quando não houver desvio da mediana: 8 segundos para ambos os lados. É importante que a língua esteja posicionada no palato duro com abertura de 2 cm, procurando manter a linha média e como referência pode ser usado o hiperbolóide PP e que ele não saia da linha mediana.

Entre em contato com a gente e saiba mais:
www.hiperboloide.com.br
Comentários